Uma nova funcionalidade está sendo testada no Facebook. Dessa vez, parece que a empresa está trabalhando em um novo navegador embutido no seu aplicativo móvel para iOS.
Sempre que os usuários abrem um link no app, o Facebook abre um navegador próprio, que até então é conhecido com o visual da imagem abaixo:
Com a novidade que pode ser anunciada pela rede social em breve, os usuários poderão ver suas páginas abertas no app com este design:
Os testes parecem ser realizados com alguns usuários que já podem ver em seus aparelhos o novo layout. As imagens foram divulgadas pelo Twitter por este usuário que também enviou uma amostra do que há no menu – nada de muito impressionante, infelizmente.
É interessante notar que a empresa tem testado isso por pelo menos alguns de meses e as primeiras menções que podem ser encontradas são de 4 de dezembro. Além da mudança estética, parece haver novos recursos para ajudar os usuários a aproximarem-se da experiência de usar um navegador real.
No topo da janela, parece que agora é possível realmente introduzir uma URL qualquer, se o usuário quiser navegar por outras páginas sem deixar o app do Facebook. Você pode querer checar em outro site um detalhe em um artigo que leu, por exemplo.
Além disso, uma nova barra na parte inferior informa o quão popular o post é, inclui botões para avançar e voltar e permite que você favoritar páginas. Infelizmente ainda não será dessa vez que veremos suporte para abas nesse navegador.
Juntamente com o Instant Articles, as opções permitem que o usuário não precise deixar o app do Facebook. Com um navegador bom o suficiente, o aplicativo essencialmente pode tornar-se um ecossistema auto-suficiente para diversos fins.
Quem sabe esse pode ser um sinal de que em algum momento o navegador do Facebook pode aparecer separado do app principal da rede social, assim como aconteceu com o Messenger. Até que existam guias, não teria chance de concorrer com os demais, mas tendo em conta quantas pessoas já leem textos no Facebook, talvez essa seja uma opção interessante para a empresa.

0 comentário

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: