Invenções que surgiram nos anos anteriores, especialmente em 2015, irão alcançar o seu ápice neste ano
O ano passado foi marcado pela aparição de uma ampla gama de novas tecnologias que prometem trazer formas de ajudar o mundo – e não só ser apenas gadgets caros para ostentação de alguns. Já para o ano de 2016, algumas dessas tecnologias irão alcançar o seu ápice.
O TechCrunch preparou uma lista delas, que você pode conferir a seguir.
1. Conectividade e ampliação de conhecimento
Em 2015, quase metade da população da China e um quinto da população da Índia ganharam acesso à internet. Muitas iniciativas que tiveram início nos últimos anos irão contribuir para que esse número cresça cada vez. Esforços como o internet.org, do Facebook, e os balões do Google, até mesmo drones e microsatélites irão render frutos e smartphones como iPhone irão ter seus preços diminuídos até 2020. Com isso, o compartilhamento de conhecimento também ganhará força e mais pessoas terão acesso a avanços científicos e troca de experiências por meio de redes sociais.
Trabalhadores de aldeias remotas da África serão capazes de oferecer serviços digitais para a elite do Vale do Silício; agricultores poderão melhorar a produtividade de seus cultivos; artesãos ganharão acesso aos mercados globais; economias de aplicativos de smartphones irá florescer em todos os lugares.
2. Médicos em bolsos
Como previu a Lei de Moore, celulares chegarão cada vez mais rapidamente em nossos bolsos e com mais poder computacional que super máquinas da década de 1970. Com isso, é possível desenvolver sensores mais potentes e sistemas de inteligência artificial e, como consequência, criar dispositivos médicos sofisticados, sistemas de entrega por meio de drones, entre outras tecnologias voltadas para a saúde. Medir batimentos cardíacos ou realizar um teste de HIV na África nunca foi tão possível.
3. Bitcoin
A moeda virtual é polêmica por conta da sua não regulamentação e permitir que transações suspeitas sejam possíveis, porque elas também não possuem modos de rastreio. Com a popularidade, seu valor também aumentou e, em 2015, a moeda passou a ser bem vista por varejistas e até mesmo bancos com o uso de blockchain – uma tecnologia que pode ser usada para gravar praticamente qualquer coisa que pode ser digitalizado: certidões de nascimento, de casamento e de óbito; ações e títulos de propriedade; diplomas, registros médicos, contratos e votos. O bitcoin tem potencial para transformar a vida de bilhões de pessoas que não têm contas bancárias, por exemplo.
4. CRISPR
A sigla se refere a uma recém-descoberta no mundo da genética. A tecnologia é composta por elementos de um sistema antigo que protege bactérias e outros organismos unicelulares de vírus, dando a eles imunidade a eles ao incorporar elementos genéticos dos vírus invasores. Via CRISPR, o DNA pode ser editado, removendo sequências indesejadas ou inserindo cargas pelo valor de cerca de US$ 100. Claro que há o risco devido ao mau uso, mas essa tecnologia também pode significar a cura de doenças como Alzheimer, fibrose cística, anemia falciforme, e até mesmo a produção de alimentos com maior valor nutricional.
5. Drones
Os custos para adquirir esse tipo de gadget irão diminuir e a sua adoção aumentar gradativamente. Com o passar do tempo, a evolução da tecnologia permitirá o transporte de cargas cada vez maiores e mais pesadas – e a entrega de produtos como a sugerida pela Amazon será oficialmente parte do cotidiano. Drones também ajudarão a monitorar a cidade para mantê-la mais segura, a inspecionar construções e até mesmo levar alimentos e medicamentos até áreas remotas ou ajuda em situação de catástrofes.
6. Energia verde
Captação solar e eólica já estão avançando e até 2030, a expectativa é de que a captação de energia solar poderia fornecer 100% da energia usada hoje e, em 2035, ela pode custar tanto quanto uma ligação telefônica.
Fonte: ITFORUM365
0 comentário