A Uber anunciou ontem que vai monitorar o comportamento de alguns dos seus motoristaspara questões como o excesso de velocidade ou se eles se distraem na direção dos veículos. Começando com um teste em Houston, o programa vai utilizar o próprio smartphones dos condutores para fornecer dados para a companhia.
A empresa vai usar o giroscópio, acelerômetro, e o GPS dos dispositivos móveis dos motoristas para monitorar e registrar se eles violarem regras como os limites de velocidade ou se falarem ao telefone enquanto o veículo estiver em movimento. Mas neste período experimental a Uber só vai acessar esses dados se um cliente tiver uma queixa sobre normas de condução do seu motorista. Ou seja, a Uber não deverá ficar olhando o comportamento dos pilotos o tempo todo, apenas caso algum passageiro reclamar de algum infração.
No entanto, a monitorização constante do comportamento na condução de veículos pode vir mais tarde, de acordo com o chefe de segurança da Uber, Joe Sullivan. Por enquanto, a iniciativa é apenas para a empresa ser capaz de checar as queixas e manter a boa fama e boas classificações.
Motoristas distraídos na condução são um grave problema e empresas como a Zendrive têm mostrado que sensores hoje presentes em smartphones são muito capazes de avaliar se um telefone está sendo usado ao dirigir um carro.
A Uber teria registrado em 2015 um prejuízo de 2,5 bilhões de dólares, segundo uma publicação que menciona documentos de finanças da empresa. No entanto, isso parece não afetar muito os planos da startup, uma vez que ainda há bastante reserva no caixa. De qualquer forma, iniciativas como essa podem ajudar a Uber a manter seus clientes mesmo quando um motorista menos qualificado cometer alguma imprudência de trânsito, o que com certeza será bom para os cofres.
Fonte: TudoCelular
0 comentário